Por requisição de Fernanda Melchionna, é instaurada Subcomissão de Educação na Câmara dos Deputados para tratar da situação das escolas no RS
Proposta havia sido feita pela deputada do PSOL ainda no primeiro semestre de 2024, para acompanhar recuperação dos colégios e bibliotecas do estado depois das enchentes de maio
15 ago 2024, 14:10 Tempo de leitura: 1 minuto, 18 segundosNa quarta-feira (14.08), foi instaurada na Câmara dos Deputados a Subcomissão Especial de Impactos e Recuperação da Educação do RS, dentro da Comissão de Educação. A proposta foi feita pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS) ainda no primeiro semestre de 2024, com o objetivo de tratar da situação das escolas do Rio Grande do Sul após a catástrofe climática de maio deste ano.
De acordo com dados do governo estadual, das 2.338 escolas da rede, 1028 em 243 municípios foram afetadas pelas enchentes, o que corresponde a 40% das escolas da rede estadual. Foram 358 mil estudantes afetados. Já na rede municipal, 644 escolas das 2.247 foram atingidas de alguma forma e mais de 123 mil estudantes foram prejudicados, de acordo com dados da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RS. Mais de três meses após a catástrofe, cerca de 11 mil estudantes seguem sem atividades presenciais.
“Nós estamos acompanhando os esforços das escolas para retornar à normalidade, mas faltam recursos. Muitas delas seguem com danos estruturais, bibliotecas danificadas, mobiliário, rede elétrica, além de muitos estudantes que ainda estão em atividades online. Queremos fazer um esforço concentrado, dialogar com todos os órgão competentes, ouvir especialistas, para fazer um diagnóstico preciso da situação e angariar os recursos públicos necessários para acelerar a recuperação e minimizar ao máximo os danos aos estudantes gaúchos”, garante Fernanda Melchionna.
Quem preside a subcomissão é a deputada federal Franciane Bayer (Republicanos). A relatoria é de Fernanda Melchionna.