Por iniciativa de Ivan Valente, Comissão do Meio Ambiente debateu a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas

“O petróleo é riqueza e a biodiversidade é riqueza; uma coisa não pode prejudicar outra”, afirma o deputado

2 jun 2023, 11:14 Tempo de leitura: 1 minuto, 30 segundos
Por iniciativa de Ivan Valente, Comissão do Meio Ambiente debateu a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas

Na última quarta-feira, 31/05, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizou audiência pública para debater a intenção da Petrobras de explorar petróleo na foz do Rio Amazonas. O debate foi iniciativa do deputado Ivan Valente (SP) e tem o objetivo de possibilitar acesso de todos a uma discussão urgente e que é principalmente técnica. 

O tema ganha importância por ser a foz do rio Amazonas uma região rica em biodiversidade, bastante sensível e que abriga povos indígenas, comunidades tradicionais e unidades de conservação que podem ser muito impactadas pelo empreendimento. A Avaliação Ambiental de Área Sedimentar da região é necessária.

“Matriz energética, transição energética, segurança energética: todo mundo concorda que precisamos fazer um planejamento estratégico da nação energética. Por outro lado, falar em transição energética é falar de descarbonificação. O Brasil, ao mesmo tempo que se tornou autossuficiente em petróleo, é também uma potência ambiental. O petróleo é riqueza e a biodiversidade é riqueza. Uma coisa não pode prejudicar outra, então temos de achar soluções convenientes”, destacou Ivan Valente.

O debate contou com a presença de representantes do Ibama, do Ministério de Minas e Energia, do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, da Petrobras, das Secretarias de Meio Ambiente dos Estados do Amapá e do Pará, do Observatório do Clima, do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (INEEP), da Federação Única dos Petroleiros (FUP), do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP),  da Universidade Estadual do Norte Fluminense, de petroleiros e sociedade civil.

Foto: Vinicius Loures / CD