PL das fake news: PSOL cobra que plataformas digitais expliquem manipulação de informações

Pedidos de audiência pública foram apresentados pelo deputado Ivan Valente e pela deputada Luiza Erundina, nas Comissões de Defesa do Consumidor e de Comunicação

2 maio 2023, 17:45 Tempo de leitura: 1 minuto, 4 segundos
PL das fake news: PSOL cobra que plataformas digitais expliquem manipulação de informações

A bancada do PSOL quer que as plataformas digitais, as big techs, expliquem a manipulação de informações em campanha contra o Projeto de Lei 2630/2020, o PL das fake news. Os requerimentos para audiências públicas foram apresentados pelo deputado Ivan Valente (SP) na Comissão de Defesa do Consumidor e pela deputada Luiza Erundina (SP) na Comissão de Comunicação.

Às vésperas da votação do projeto na Câmara, Google, Meta, Twitter e Spotify atuaram com forte abuso de poder econômico e desinformação para influenciar a opinião pública e os parlamentares.

O estudo do Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais (NetLab) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, intitulado “A Guerra das Plataformas contra o PL 2630”, comprovou a atuação das big techs durante o mês de abril e a intensificação no último fim de semana do mês. Segundo a pesquisa, “as plataformas estão usando todos os recursos possíveis para impedir a aprovação do PL 2630 porque o que está em jogo são os bilhões arrecadados com publicidade digital que atualmente não possuem nenhuma regra, restrição ou obrigação de transparência, deixando anunciantes e consumidores vulneráveis aos seus interesses econômicos”.