Pastor Henrique Vieira recebe ministro Wellington Dias em visita técnica na Cozinha Solidária na Lapa, no Rio de Janeiro
O objetivo do encontro é discutir sobre o futuro da política pública das cozinhas solidárias, que já são mais de 2,7 mil instaladas Brasil afora
15 mar 2024, 12:37 Tempo de leitura: 1 minuto, 13 segundosNa mesma semana em que a pesquisa do Instituto Fome Zero divulgou que 13 milhões de brasileiros deixaram de passar fome em 2023 e que a insegurança alimentar caiu 30%, o deputado federal Pastor Henrique Vieira (RJ) recebe o ministro Wellington Dias, (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) na Cozinha Solidária na Lapa, região central do Rio de Janeiro.
O objetivo do encontro é discutir sobre o futuro da política pública das cozinhas solidárias, sobretudo no estado do Rio de Janeiro. “É mais uma prova de reconhecimento e valorização do ministério e do governo Lula. Vale lembrar que as cozinhas cresceram e se multiplicaram durante a pandemia por experiência dos movimentos sociais com grande protagonismo de mulheres. Portanto, no momento de muita vulnerabilidade social, o povo se auto-organizou para combater a fome e agora o governo reconhece essa experiência popular e passa a fomentar cozinhas solidárias” enfatizou Vieira.
A origem disso foi o projeto de lei apresentado em 2023 pelo deputado federal Guilherme Boulos (SP), do qual Vieira também foi coautor. O projeto foi aprovado, sancionado e, no dia 5 de março de 2024, foi assinado, assim instituindo o Plano Nacional das Cozinhas Solidárias.
São mais de 2.700 cozinhas já cadastradas, 200 só no estado do Rio de Janeiro. Além das entregas de refeições, o projeto desenvolve também cidadania e sociabilidade.
Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados