Pastor Henrique Vieira debate saúde mental dos agentes de segurança pública em Comissão temática
"A polícia brasileira é a que mais mata, mas também a que mais morre, seja em serviço, ou em decorrência de causas psicossomáticas e ocupacionais", destacou o deputado
8 dez 2023, 11:07 Tempo de leitura: 1 minuto, 8 segundosA Comissão de Segurança Pública da Câmara realizou audiência pública sobre a saúde mental dos profissionais de segurança pública. A iniciativa para a realização da audiência foi do deputado Pastor Henrique Vieira (RJ).
“A polícia brasileira é a que mais mata, mas também a que mais morre, seja em serviço, ou em decorrência de causas psicossomáticas e ocupacionais”, destacou o deputado.
“No debate público sobre o combate à criminalidade no Brasil, a perspectiva da saúde mental dos profissionais de segurança pública costuma ser escamoteada”, lamentou Vieira. “Há pouca reflexão ou mesmo políticas públicas postas em prática para fortalecer a saúde psíquica desses profissionais já expostos a tantos riscos”, acrescentou.
Participaram da audiência pública: Dayse Miranda, presidente do Instituto de Pesquisa Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES); Eva Bulcão, policial civil e psicóloga do estado da Bahia; Liamara Cararo Pires, diretora-executiva substituta da Polícia Rodoviária Federal; Marcos Vinícius Avelino, diretor parlamentar da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF); Alessandra Santos de Almeida, especialista em saúde coletiva e conselheira do XIX plenário do Conselho Federal de Psicologia; e Rodolfo Queiroz Laterza, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (ADEPOL).