Pastor Henrique Vieira apresenta projeto de lei para inscrever Frei Tito de Alencar Lima no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
Frade dominicano, preso e brutalmente torturado pela ditadura militar, foi banido do país em 1971 e morreu no exílio, na França, em 1974
21 ago 2025, 17:03 Tempo de leitura: 0 minutos, 55 segundos
O deputado Pastor Henrique Vieira protocolou o Projeto de Lei 4089/2025, que propõe a inscrição do nome de Frei Tito de Alencar Lima no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília. O espaço é destinado a eternizar o legado de brasileiros e brasileiras que tenham oferecido suas vidas pela defesa e construção do país. O projeto agora segue para análise na Câmara dos Deputados.
Frei Tito, frade dominicano nascido em Fortaleza (CE), foi um dos religiosos que resistiram à ditadura militar. Preso e brutalmente torturado pelo regime, foi banido do país em 1971 e morreu no exílio, na França, em 1974. Mesmo sob violência extrema, manteve-se firme em sua fé e em sua luta pela democracia.
“Frei Tito é referência de fé, coragem e compromisso com a democracia e os direitos humanos. Ao honrar sua memória, reafirmamos que a ditadura não pode ser esquecida ou relativizada. É por memória e justiça que celebramos sua vida e luta”, afirmou o deputado.