Parlamentares pedem que União pague pensão vitalícia à mãe de Moïse

“Ficou evidente, nesse caso, a omissão estatal em proteger a vida de uma pessoa preta, periférica e refugiada”, afirma Talíria Petrone.

10 fev 2022, 11:56 Tempo de leitura: 0 minutos, 52 segundos
Parlamentares pedem que União pague pensão vitalícia à mãe de Moïse

A deputada Talíria Petrone (RJ), juntamente com as deputadas Vivi Reis (PA), Benedita da Silva e Maria do Rosário e os deputados Helder Salomão, Túlio Gadêlha e Paulo Teixeira, apresentaram o Projeto de Lei 161/2022, que concede pensão especial a Ivone Lotsove Lololav, mãe de Moïse Mugenyi Kabagambe, jovem congolês brutalmente assassinado em 24 de janeiro, em um quiosque onde trabalhava na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

“Ficou evidente, nesse caso, a omissão estatal em proteger a vida de uma pessoa preta, periférica e refugida. Ao nosso ver, nenhuma reparação à família será suficiente, mas entendemos ser fundamental que o Estado brasileiro se responsabilize por auxiliar a mãe do jovem assassinado em garantir seu sustento”, afirma Talíria.

Para as deputadas e deputados, conceder essa pensão de caráter vitalício e indenizatório é uma forma de o poder público reconhecer que falhou no combate ao racismo e à xenofobia em nossa sociedade e na proteção à vida de Moïse Mugenyi Kabagambe.