Parlamentares do PSOL se reúnem com Thomas Waitz, presidente do Partido Verde Europeu, na Câmara federal
Entre os temas as implicações no Brasil do Acordo entre a União Europeia e o Mercosul, como preocupações relacionadas ao teor neocolonial e a importância de incorporar questões sociais e ambientais em seu conteúdo
25 ago 2023, 11:40 Tempo de leitura: 1 minuto, 12 segundosNa quinta-feira, 24 de agosto, ocorreu um encontro com o parlamentar Thomas Waitz, Presidente do Partido Verde Europeu, e sua equipe, para discutir avanços e desafios na legislação relacionada à proteção ambiental. A reunião contou com a participação do deputado Chico Alencar (RJ), da deputada Célia Xakriabá (MG), bem como membros das equipes das deputadas Talíria Petrone (RJ) e Luciene Cavalcante (SP), da senadora Leila do Vôlei (PDT/DF) e representação do Partido Verde.
O principal tema abordado na reunião foram as implicações no Brasil do Acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Foram discutidas preocupações relacionadas ao teor neocolonial desse acordo e enfatizada a importância de incorporar questões sociais e ambientais em seu conteúdo.
“Este acordo parece uma repetição da história da exploração do sul global. Uma forma de neocolonialismo em que continuaremos exportando produtos primários como carne e soja e importando maquinário, carros, motos”, destacou Chico.
Além disso, foi destacada a responsabilidade, inclusive financeira, que a Europa, juntamente com outros países, deve assumir para a preservação ambiental de florestas, como a Amazônia, reconhecendo sua dívida histórica na exploração ambiental e econômica desses territórios colonizados.
A deputada Célia também denunciou a aprovação, no Senado, nesta semana, do PL 2903/2023, do marco temporal e outros ataques aos direitos indígenas.