Parlamentares do PSOL realizam Seminário sobre impactos do arcabouço fiscal e do pacote de corte de gastos
Evento contou com a participação de juristas, economistas, especialistas em assistência social e previdência
12 dez 2024, 17:30 Tempo de leitura: 1 minuto, 15 segundosO Seminário, ocorrido ao longo da quinta-feira (12/12), foi iniciativa dos mandatos de Sâmia Bomfim, Fernanda Melchionna e Glauber Braga no âmbito da Comissão de Legislação Participativa (CLP). A atividade contou com a participação de diversos juristas, bem como especialistas em economia, assistência social e previdência, além de representações de entidades de classe, conselhos e entidades sindicais.
No contexto de tramitação do chamado “pacote de corte de gastos” apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o seminário teve como intuito o estudo e debate sobre os impactos inerentes do Novo Arcabouço Fiscal no orçamento das áreas sociais, especialmente nos pisos constitucionais da saúde e educação, na política de valorização do salário mínimo e nos programas sociais como o BPC e o Bolsa Família.
Promovido com apoio da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, o evento teve participação do Instituto de Finanças Funcionais para o Desenvolvimento, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), o Conselho Federal de Serviço Social, do Conselho Federal de Economia, e dos Conselhos Regionais de Economia de São Paulo e do Distrito Federal.
Parlamentares utilizarão documentos e estudos apresentados para subsidiar a luta em defesa dos serviços públicos, das áreas sociais e dos direitos do povo brasileiro, tendo como eixo a batalha pela revogação do chamado teto de gastos do Arcabouço Fiscal.
Foto: Renato Araújo / Câmara dos Deputados