Parlamentares do PSOL condenam a repressão no Peru

A partir de uma iniciativa da deputada federal Fernanda Melchionna, parlamentares do PSOL enviaram uma carta à Embaixada da República do Peru no Brasil

20 jan 2023, 10:39 Tempo de leitura: 1 minuto, 59 segundos
Parlamentares do PSOL condenam a repressão no Peru

Deputadas e deputados federais do PSOL enviaram uma carta à Embaixada da República do Peru no Brasil expressando sua profunda preocupação diante da repressão que sofre o povo do país irmão. A iniciativa é da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Crescem as ações de protesto em todo o país contra o governo usurpador de Dina Boluarte, que nos últimos 40 dias já provocou a morte de quase 50 pessoas e deixou mais de 500 feridos. Às manifestações que exigem a liberdade do ex-presidente Pedro Castillo, a renúncia do governo e o adiantamento das eleições, a polícia e as forças armadas respondem com mais violência. No dia de ontem (19), o movimento popular organizou uma Greve Nacional. 

A seguir, reproduzimos a íntegra da carta dos parlamentares brasileiros:

Brasília, 17 de janeiro de 2023

Sua Excelência, Sr. Embaixador da República do Peru no Brasil

Sr. Rómulo Fernando Acurio Traverso

Atenciosamente

Desejamos expressar nossa profunda preocupação com a repressão brutal que sofre o povo peruano que, desde 7 de dezembro, sofre a violência do aparelho repressivo do governo de Dina Boluarte e do Congresso que a apoia. Nas mãos da Polícia Nacional Peruana e das Forças Armadas, 49 pessoas já foram mortas e mais de 500 feridas nas regiões de Ayacucho, Apurímac, Cusco, Junín, La Libertad e Arequipa. Recentemente, na cidade de Juliaca, Departamento de Puno, 17 manifestantes foram mortos por exigirem eleições antecipadas, a libertação do ex-presidente peruano Pedro Castillo e a renúncia de Boluarte. O povo peruano exige eleições e reformas de fundo que lhe dêem a possibilidade de um processo nacional constituinte.

Tendo em vista o acima exposto, declaramos que:

-Somos solidários com a luta do povo peruano.

-Pedimos que pare imediatamente a repressão e o uso de armas pelas forças de segurança do Estado e que as mortes causadas até o momento sejam devidamente investigadas nos tribunais correspondentes.

-Os direitos de cada cidadão e cidadã do Peru devem ser garantidos.

– Parar a criminalização dos manifestantes, que visa compará-los com grupos violentos.

Assinam: Deputadas e deputados Federais do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) – Brasil

Fernanda Melchionna

Sâmia Bomfim 

Erika Hilton

Glauber Braga

Luiza Erundina

Henrique Vieira

Ivan Valente

Talíria Petrone

Vivi Reis

Tarcísio Motta

Luciene Cavalcante