No norte de Minas, deputada Célia Xakriabá se encontra com lideranças e discute projetos de segurança e agroecologia

Agendas reforçam o compromisso com a promoção de políticas públicas inclusivas e de fortalecimento das comunidades indígenas e tradicionais, buscando a construção coletiva de soluções para os desafios da região

28 jun 2024, 09:20 Tempo de leitura: 1 minuto, 30 segundos
No norte de Minas, deputada Célia Xakriabá se encontra com lideranças e discute projetos de segurança e agroecologia

A deputada federal Célia Xakriabá (MG) participou nesta semana, no território Xakriabá e na cidade de Montes Claros, no norte de Minas, de encontros com lideranças locais, reforçando seu compromisso com as comunidades indígenas e tradicionais da região.

Na aldeia Catinguinha, a parlamentar participou de um encontro com representantes do povo Xakriabá e policiais militares de São João das Missões para discutir o Projeto Polícia Multicultural. Ela enfatizou a importância da formação em segurança pública no território, pontuando que esse projeto pode servir como um plano piloto para outros territórios indígenas. A deputada colocou seu mandato à disposição para apoiar e construir novas ações de formação para as demais aldeias do território Xakriabá.

Em Montes Claros, Célia participou da II Assembleia Geral Ordinária com o conselho diretor do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas Gerais (CAA). Durante o encontro, foram abordados temas como a conjuntura política e o planejamento estratégico no âmbito dos povos e comunidades tradicionais (PCTs), discutindo os desafios e oportunidades para a região.

A deputada se reuniu com lideranças de povos e comunidades tradicionais, incluindo o Sr. Braulino, fundador do CAA, e a deputada estadual Leninha (PT). Também participaram do encontro membros da articulação Rosalino Gomes de PCTs, uma organização da qual Célia Xakriabá foi participante ativa, antes de assumir seu mandato parlamentar.

As agendas reforçam o compromisso da deputada com a promoção de políticas públicas inclusivas e de fortalecimento das comunidades indígenas e tradicionais do Norte de Minas, buscando sempre a construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados na região.

Foto: Mario Agra / Agência Câmara