No fecho do semestre, volta a PEC 9, sinistra! (Por Chico Alencar)
"É a terceira vez que o Congresso Nacional aprova uma proposta de autoproteção e anistia. Já tinha aprovado uma em 2019 e outra em 2022. Quando virá a próxima?"
12 jul 2024, 12:02 Tempo de leitura: 0 minutos, 59 segundosA Câmara dos Deputados ainda comemorava a aprovação da Reforma Tributária sobre o consumo – com certo exagero, pois armas e ultraprocessados ficaram fora do imposto seletivo – quando Lira pautou e aprovou em dois turnos nesta quinta-feira (11 de julho) a autoanistia da PEC 9.
Legislando em causa própria, a grande maioria dos parlamentares aprovou recursos para candidaturas negras subordinados aos chefes políticos, anistia de multas e dívidas, Refis contínuo, desvio de finalidade dos Fundo Partidário, dispensa de recibos de doações em transferência bancária ou pix.
É a terceira vez que o Congresso Nacional aprova uma proposta de autoproteção e anistia. Já tinha aprovado uma em 2019 e outra em 2022. Quando virá a próxima? Aparentemente, assim que os partidos estiverem enredados em contradições e problemas novamente.
Nesse caso, lei é feita para NÃO ser cumprida. Periodicamente vem uma “desobriga”…
Há 2 semanas, Lira retirou a matéria de pauta, como cobrávamos. “Só em agosto”, disse. Com a pressão de quase todos os partidos (do PT ao PL) entendemos que quis dizer… “a gosto”. Dele, do corporativismo político.
Lástima!
Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados