No Dia da Bandeira, Chico Alencar reapresenta projeto que inclui “Amor” no lema nacional

Deputado dedicou a reapresentação do projeto ao artista Jards Macalé, falecido nesta semana. “Era um entusiasta dessa ideia"

19 nov 2025, 12:46 Tempo de leitura: 1 minuto, 9 segundos
No Dia da Bandeira, Chico Alencar reapresenta projeto que inclui “Amor” no lema nacional

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) reapresentou sua proposta de 2003 que sugere a inclusão do termo “Amor” ao lema “Ordem e Progresso” da Bandeira Nacional. A intenção do PL 5883/2025 é recuperar a formulação original do positivismo brasileiro: “Amor por princípio, Ordem por base e Progresso por fim”, reduzida, na criação do símbolo nacional, para a versão atual.

“Aproveitando a semana em que comemoramos o Dia da Bandeira, lembramos de um projeto que já apresentei há algum tempo para inserir o ‘amor’ no lema positivista. Em tempos de tanto ódio e intolerância é ainda mais necessário reforçar essa dimensão”, afirmou o deputado.

Chico também dedicou a reapresentação do projeto ao artista Jards Macalé, falecido nesta segunda-feira (17), aos 82 anos. “Macau era um entusiasta dessa ideia e sempre me cobrava da importância de resgatar o ‘amor’ no lema positivista. Espero que possamos avançar com a proposta em homenagem a esse craque”, afirmou Chico.

Além da proposição de Chico, o tema já foi debatido no Senado Federal em 2012, em projeto apresentado pelo então senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

A concepção original da bandeira brasileira foi idealizada por Teixeira Mendes, em colaboração com Miguel Lemos. A organização das estrelas ficou a cargo do professor Manuel Pereira Reis, e o desenho foi executado pelo artista Décio Villares. Todos talentos positivistas.