Na UNIFESP, Luiza Erundina participa da entrega do título de Doutor Honoris Causa a Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira

Solenidade reuniu o filho de Paulo Freire, Lutgardes Freire, e a viúva, Nita Freire

17 out 2023, 10:23 Tempo de leitura: 1 minuto, 21 segundos
Na UNIFESP, Luiza Erundina participa da entrega do título de Doutor Honoris Causa a Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira

A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) participou da solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa (post-mortem) a Paulo Freire, pela Universidade Federal de São Paulo, Unifesp. A cerimônia, realizada no dia 6 de outubro, reuniu do filho caçula do mestre, Lutgardes Freire, e a viúva, Nita Freire.

A outorga do título foi feita pela reitora da Unifesp, a Profa. Dra. Raiane Assumpção, e por demais representantes do corpo docente da Unifesp. Tal honraria se soma aos demais 29 títulos entregues por universidades da Europa e América, conferindo a Paulo Freire, a condição de brasileiro mais homenageado da história.

Para Luiza Erundina, autora da lei n° 12.612/2012, que deu a Paulo Freire o título de Patrono da Educação Brasileira, a entrega da honraria pela Unifesp é o reconhecimento que celebra a obra extraordinária de Paulo Freire. “A contribuição para a educação, a filosofia e as demais áreas do conhecimento promovidos por Paulo Freire, revela a sua importância como modelo de excelência e de inspiração para todos nós”, pontuou a parlamentar.

Erundina informou ainda sobre a nova tentativa de derrubar o título de Patrono da Educação Brasileira, impetrada por forças reacionárias na Câmara e no Senado. Aprovada por unanimidade pelo Congresso Nacional, em 2012, essa é a segunda vez em 4 anos. “Tramitam na Câmara projetos de lei que pedem a revogação do título de Paulo Freire e nós não vamos recuar! Não daremos nenhum um passo atrás, na defesa da honra e do legado de Paulo Freire”.