Na Comissão de Agricultura, Ivan Valente defende a demarcação de terras indígenas

“Hoje desenvolvimento não é passar o trator na floresta, e sim manter a floresta em pé, desenvolvimento é o contrário de desmatamento”, afirmou o deputado

8 maio 2023, 14:04 Tempo de leitura: 1 minuto, 3 segundos
Na Comissão de Agricultura, Ivan Valente defende a demarcação de terras indígenas

Numa sessão tensa da Comissão de Agricultura da Câmara, em mais um embate com a bancada ruralista, o deputado federal Ivan Valente (SP) reafirmou os compromissos históricos do PSOL com as lutas dos povos indígenas.

Ele lembrou que os territórios indígenas pertencem à União e são de uso exclusivo dos povos indígenas, vedado qualquer tipo de invasão. Ressaltou que temos hoje um governo que quer demarcar terras, que foi eleito pra isso, derrotando o governo anterior que passou os últimos quatro anos com total descaso aos direitos indígenas, com o desmantelamento dos órgãos de fiscalização e com o incentivo ao garimpo ilegal e ao desmatamento. “Essa situação mudou com as eleições”, afirmou o deputado.

“É preciso que o STF garanta o direito à demarcação como está na Constituição Federal, sem retrocessos e os ruralistas entendam que o conceito de desenvolvimento mudou. Hoje desenvolvimento não é passar o trator na floresta, e sim manter a floresta em pé, desenvolvimento é o contrário de desmatamento. E desenvolvimento é entender que são justamente os povos indígenas aqueles que têm as melhores condições de preservar nossas florestas. Viva a luta dos povos indígenas”, ressaltou Ivan.