Na Câmara, Lucélia Santos encena vida de Chico Mendes

Peça 'Vozes da Floresta', foi levada ao auditório principal por iniciativa do deputado Glauber Braga

29 nov 2023, 16:03 Tempo de leitura: 1 minuto, 35 segundos
Na Câmara, Lucélia Santos encena vida de Chico Mendes

Foi emocionante a sessão da peça teatral “Vozes da Floresta – Chico Mendes Vive”, que ocorreu na terça feira, 28/11, na Câmara dos Deputados. A peça é dirigida e encenada por Lucélia Santos e homenageia o legado do seringueiro assassinado em 1988 por grileiros de terra. O auditório Nereu Ramos ficou lotado – não só de parlamentares, mas de estudantes da periferia de Brasília, da UNB e também de um grupo de extrativistas. Além, é claro, de parlamentares, como os deputados federais Glauber Braga, Sâmia Bomfim, Fernanda Melchionna, Chico Alencar, Tarcísio Motta, Erika Kokay, e o deputado distrital Max Maciel.

Vozes da Floresta conta a história de Chico Mendes através das vozes de mulheres do seu tempo, interpretadas por Lucélia. Entremeada com registros audiovisuais inéditos de relatos do próprio Chico, a peça traz a história coletiva do movimento de resistência dos seringueiros acreanos. A plateia, claro, aplaudiu de pé e em lágrimas!

A exibição da obra foi uma proposta do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) na Comissão de Legislação Participativa (CLP), via requerimento de audiência pública, visando prestar um tributo ao legado de Chico Mendes por meio de sua história de luta socioambiental internacional e também homenagear a cultura brasileira:

“Para que nunca morram as ideias de Chico Mendes, a peça traz a defesa de um legado que precisa perdurar. A força e a voz de Lucélia Santos em cena celebram e honram os ideais de Chico. Dessa forma, a exibição da peça nesta Casa, junto a setores populares da sociedade brasileira, reveste-se de relevante interesse público para esta Comissão e é uma forma de homenagem à memória nacional e à história de Chico Mendes, imprescindível hoje e sempre”, ressalta o deputado Glauber Braga no requerimento.