Mandato Ivan Valente participa de audiência pública em defesa da saúde indígena no ABC Paulista

Reunião encaminhou reuniões com os municípios da região, com o objetivo de atualizar o cadastro de indígenas em contexto urbano, que está bastante defasado, e propor a adequação do atendimento

28 set 2023, 18:44 Tempo de leitura: 1 minuto, 20 segundos
Mandato Ivan Valente participa de audiência pública em defesa da saúde indígena no ABC Paulista

O Mandato do deputado Ivan Valente (SP) participou na última quinta-feira (28.09) de audiência pública com o vereador de Santo André Ricardo Alvarez (PSOL), o Ministério Público Federal, representantes das prefeituras municipais das cidades do ABC Paulista, professores da USP e lideranças indígenas para debater e propor políticas públicas na área de saúde indígena.

A audiência chamou a atenção para o pouco conhecimento do poder público, em todos os níveis, sobre a situação de indígenas que vivem em contexto urbano e para a falta de programas específicos de atendimento de saúde que respeitem as especificidades dessa população.

Famílias que, expulsas de suas terras de origem, lutam por manter sua identidade cultural e que precisam, sobretudo, serem vistas, reconhecidas e atendidas pelo Estado. A audiência encaminhou reuniões com os municípios da região, com o objetivo de atualizar o cadastro de indígenas em contexto urbano, que está bastante defasado e propor a adequação do atendimento, tanto na orientação para os profissionais de saúde como na contratação de indígenas com formação na área, para esse atendimento. A audiência também tratou do grave problema vivido por indígenas que estão morando na rua.

“Nosso mandato tem procurado colaborar, em parceria com a ministra Sônia Guajajara e com o mandato do vereador Ricardo Alvarez, de Santo André, na questão do atendimento de saúde pública às comunidades aldeadas e indígenas em contexto urbano”, afirma Ivan.