Luiza Erundina defende PEC do Sistema Único de Mobilidade em reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano
Projeto obteve apoio no XXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (XXI ENANPUR)
11 jun 2025, 16:25 Tempo de leitura: 1 minuto, 5 segundos
A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) defendeu a moção de apoio aprovada no XXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (XXI ENANPUR), durante reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), da Câmara dos Deputados. O documento manifesta apoio à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 25/2023, de autoria da parlamentar, que propõe a criação do Sistema Único de Mobilidade (SUM), com base no princípio do acesso universal e gratuito ao transporte público coletivo em todo o país.
A moção expressa preocupação com o acentuado declínio no número de passageiros nas redes de transporte público, situação que impacta diretamente a mobilidade urbana e regional, aprofundando desigualdades e agravando a crise no setor. Para os participantes do encontro, que aconteceu na capital paranaense em maio deste ano, a aprovação da PEC 25/2023 é decisiva para a construção de um modelo de mobilidade social e ambientalmente justo, integrado ao planejamento urbano.
“O texto também destaca a importância do financiamento integral e contínuo do transporte coletivo, em conformidade com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, como estratégia fundamental para garantir o direito à cidade e reverter a atual crise da mobilidade”, apontou Erundina.