Luiza Erundina apoia luta contra a exploração da Foz do Amazonas

Atividade apresentaria risco máximo de destruição da vida marinha na região, em caso de vazamento

26 fev 2025, 12:37 Tempo de leitura: 0 minutos, 53 segundos
Luiza Erundina apoia luta contra a exploração da Foz do Amazonas

A deputada federal Luiza Erundina (SP) anunciou sua adesão ao manifesto em que se posiciona contra a exploração de petróleo na margem equatorial da bacia da Foz do Amazonas, no Amapá. A região, apontada como potencial petrolífero, abriga um dos mais ricos ecossistemas marinhos do Brasil. O manifesto reúne assinaturas de intelectuais, ativistas ambientais e representantes da sociedade civil em defesa da preservação do meio ambiente.
“A exploração petrolífera nessa região representa um risco incalculável para a biodiversidade e para as comunidades que dependem do equilíbrio ambiental. A poucos meses da realização da COP-30, em Belém (PA), precisamos pensar e investir em um futuro sustentável e não repetir os erros do passado”, destaca Erundina.
O manifesto pede que o governo federal priorize políticas para a transição energética, reforçando compromissos com a proteção ambiental e o combate às mudanças climáticas. Só em 2025, foram 3 grandes ondas de calor extremo, em várias regiões do país.