Lúcio Gregori receberá Prêmio Lúcio Costa, indicado por Luiza Erundina
Com trajetória marcada pela defesa do acesso universal ao transporte coletivo, engenheiro consolidou-se como referência no debate sobre mobilidade urbana e direito à cidade
14 ago 2025, 12:18 Tempo de leitura: 1 minuto, 9 segundos
O engenheiro Lúcio Gregori, idealizador e defensor da Tarifa Zero no transporte público, foi escolhido para receber o Prêmio Lúcio Costa, concedido pela Câmara dos Deputados. A indicação é da deputada federal Luiza Erundina, com quem Gregori trabalhou como secretário de Transportes na Prefeitura Municipal de São Paulo (1989–1992).
Com trajetória marcada pela defesa do acesso universal ao transporte coletivo, Gregori consolidou-se como referência no debate sobre mobilidade urbana e direito à cidade. Sua proposta, hoje adotada em mais de uma centena de municípios brasileiros, é reconhecida como uma iniciativa inovadora, socialmente justa e sustentável. Gregori também ajudou a formular a Proposta de Emenda à Constituição PEC-25/23, que cria o Sistema Único de Mobilidade (SUM), que visa garantir o direito ao transporte e à mobilidade urbana de forma integrada e acessível a todos, com foco na universalidade, equidade e sustentabilidade.
“Lúcio Gregori é uma referência absoluta no debate sobre mobilidade e inclusão. Sua visão sobre a democratização do acesso ao transporte público e seu compromisso com a Tarifa Zero abriram caminho para políticas públicas que colocam a população mais pobre no centro das decisões políticas. É uma honra tê-lo indicado e vê-lo reconhecido pelo Parlamento brasileiro”, destacou Erundina. A honraria, concedida pela Câmara dos Deputados, será entregue em novembro deste ano.