Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim é uma mulher jovem, combativa, mãe e feminista. Elegeu-se para uma vaga na Câmara Federal com 249.887 mil votos, sendo a deputada federal mais votada do PSOL e a oitava mais votada de todo o estado de São Paulo. Sâmia também foi vereadora de São Paulo entre 2016 e 2018.

Sâmia está na linha de frente na luta contra o conservadorismo e os retrocessos, sempre defendendo a educação pública, o SUS, a cultura, direito à moradia, segurança alimentar, o direito à cidade, os direitos humanos, das mulheres, dos LGBTs, das negras e dos negros, das pessoas com deficiência, da juventude e dos trabalhadores.

Seu mandato é feminista e, por isso, apresenta e aprova projetos que propõem a igualdade de gênero e direitos para as mulheres. De acordo com o ranking elaborado em 2020 pela revista AzMina, Sâmia é a parlamentar mais atuante na causa feminina em todo o Brasil. Além disso, foi escolhida como a melhor deputada federal do Brasil pelo prêmio Congresso em Foco 2020.

Além das ações legislativas, Sâmia mantém um gabinete plural, faz questão de prestar contas à população nas ruas e fazer das redes sociais uma ferramenta de aproximação e de participação política.