Jogo sobre dignidade menstrual financiado por Chico Alencar é eleito melhor do ano
Os jogadores são levados a refletir sobre a importância de políticas públicas que garantam dignidade e acesso à saúde menstrual para todo/as
25 jun 2025, 11:17 Tempo de leitura: 1 minuto, 8 segundos
“Ciclo do Poder” foi eleito o jogo indie brasileiro de 2024, segundo pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer. A iniciativa, que contou com emenda parlamentar de autoria do deputado Chico Alencar (RJ), foi desenvolvida por especialistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
Por meio de um design envolvente de jogo de tabuleiro e de mecânicas que incentivam a reflexão, o ‘Ciclo do Poder’ tem como objetivo ajudar a personagem Cris a passar pelo seu primeiro ciclo menstrual. Um dos aspectos mais inovadores é a inclusão de cartas que representam diferentes situações que uma pessoa que menstrua pode enfrentar, como o acesso limitado a produtos menstruais. Assim, os jogadores são levados a refletir sobre a importância de políticas públicas que garantam dignidade e acesso à saúde menstrual para todo/as.
Ano passado, o jogo também foi premiado durante o 23º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). O projeto foi reconhecido nas categorias ‘melhor boardgame’ (jogo de tabuleiro) e ‘melhor visual de boardgame’ durante o Festival de Jogos e ainda conquistou o segundo lugar na categoria ‘boardgame’ no Festival de Artes.
Nesta sexta (27/06,) o jogo será oficialmente lançado no Auditório da EPSJV/Fiocruz, em Manguinhos, Rio de Janeiro.