Ivan Valente vai propor inclusão de Modelo de Justiça Tributária no GT da Reforma Tributária
Deputado quer incluir a taxação de grandes fortunas, de grandes heranças e a ampliação da tributação dos planos de previdência privada e outros investimentos financeiros
27 jun 2024, 17:08 Tempo de leitura: 1 minuto, 8 segundosO deputado federal Ivan Valente (SP) vai apresentar emenda ao relatório da Reforma Tributária, propondo a taxação de grandes fortunas, de grandes heranças e a ampliação da tributação dos planos de previdência privada e outros investimentos financeiros, para garantir que esses ativos sejam devidamente tributados, em caso de herança ou doação.
A intenção dessa emenda é tributar de verdade os bilionários do País, medida necessária no caminho de reduzir a enorme desigualdade social brasileira. O rendimento mensal do 1% mais rico é 40 vezes maior que dos 40% mais pobres no Brasil.
É inadmissível que um Projeto de Lei Complementar que trata de tributação de patrimônios não avance de forma concreta na tributação das grandes riquezas, heranças e no fim dos privilégios para super ricos que escondem a herança em investimentos financeiros não tributados. Vários países do mundo já adotam essa tributação, como a Argentina, o Uruguai, a Suíça, a Espanha e a Colômbia.
“Os bilionários precisam pagar a conta. É absurdo observar que a fortuna dos bilionários no mundo inteiro tenha crescido 60% durante a pandemia, exatamente o contrário do que aconteceu com os mais pobres, que viram sua renda diminuir no mesmo período”, argumenta Valente.
Foto: Agência Câmara / Mário Agra