Ivan Valente questiona SSP-SP sobre congresso político destinado a policiais militares
Segundo notícias, evento pretende promover candidaturas militares e influenciar o processo eleitoral municipal
23 maio 2024, 19:21 Tempo de leitura: 1 minuto, 3 segundosO deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) apresentou requerimento de informações via LAI (lei de acesso à informação) ao governo de São Paulo, sobre notícias veiculadas na imprensa de que policiais militares estariam organizando um congresso com o objetivo de promover candidaturas militares e influenciar no processo eleitoral municipal de 2024.
A iniciativa parece se caracterizar como grave desvio de função. Além disso, a participação política das forças de segurança que, pela característica de seu trabalho, detém a prerrogativa de portar armas, parece ser grave ameaça ao processo democrático.
São Paulo vive um momento delicado na segurança pública, com acentuado aumento da letalidade policial e inúmeras denúncias de violações aos direitos humanos sem a devida atenção das autoridades. O incentivo à participação de policiais no processo político, parece ser inoportuno e perigoso.
Cabe à Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) observar o comportamento da corporação e garantir a isenção necessária a quem tem a tarefa de proteger a sociedade e garantir o cumprimento da Constituição.
“Precisamos de menos política e mais profissionalismo na polícia de São Paulo”, afirmou Ivan Valente.
Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados