Ivan Valente pede reabertura de processo contra Arthur Lira à PGR
Esquema envolve desvio de R$ 26 milhões em kit robótica. “É preciso agilidade para que as provas não sejam destruídas e para que as investigações avancem”
29 ago 2024, 17:30 Tempo de leitura: 1 minuto, 11 segundosO deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP) entrou com pedido à Procuradoria Geral da República (PGR) para reabrir o inquérito contra o atual presidente da Câmara, Arthur Lira. Trata-se do caso da compra dos kits robótica para escolas públicas de Alagoas, no qual há suspeitas de corrupção envolvendo aliados políticos de Lira.
O esquema envolve R$ 26 milhões de recursos federais que teriam sido desviados na destinação a sete cidades sem a estrutura educacional correspondente. Em 2023, Gilmar Mendes pediu o arquivamento de investigação da Polícia Federal (PF) que tramitava na Justiça de Alagoas, alegando uma incompatibilidade de foro. O que Ivan Valente pede agora à PGR é que o caso seja retomado pelo Supremo Tribunal Federal, sem o desperdício das provas já colhidas pela PF.
“É preciso agilidade para que as provas não sejam destruídas e para que as investigações avancem do ponto em que estavam. Sabemos que Arthur Lira quer abocanhar o orçamento com uma extrapolação inconstitucional das emendas parlamentares, e para este fim abusa de ameaças e chantagens. A crise institucional entre Congresso, Executivo e Judiciário não será solucionada de maneira satisfatória enquanto Lira continuar achando que pode tudo. Ele deve se submeter à razoabilidade e às leis e não pode se esquivar de responder pelo caso dos kits robótica”, ressalta Ivan Valente.
Foto: Mario Agra / CD