Ivan Valente pede informações sobre as ações contra policiais de São Paulo
Deputado enviou ofício à Ouvidoria a respeito da instauração de processos e procedimentos contra policiais
5 dez 2024, 14:37 Tempo de leitura: 1 minuto, 34 segundosNesta terça-feira, 3 de dezembro, o deputado Ivan Valente solicitou, por meio de um ofício, informações à Ouvidoria da Polícia de São Paulo, a respeito da instauração de processos e procedimentos contra policiais durante a gestão de Tarcisio Freitas, de janeiro de 2023 a dezembro de 2024.
Segundo levantamento do Instituto Sou da Paz, a violência policial está em ritmo constante de escalada, tendo havido um aumento de 78,5% nos casos de letalidade, entre janeiro e agosto de 2024, na comparação com o ano anterior.
“É escandaloso o que vimos nas Operações Verão e Escudo, no litoral paulista, assim como são espantosos os casos mais recentes de descontrole de policiais, como no do homem atingido onze vezes pelas costas na Av. Cupecê e do motociclista arremessado de um viaduto”, ressalta Valente.
Confira abaixo, na íntegra, os 7 pontos que constam do ofício enviado à Ouvidoria:
- Quantos processos e/ou procedimentos foram instaurados contra policiais desde janeiro de 2023 a dezembro de 2024?
- Dos processos e/ou procedimentos instaurados, quantos foram concluídos desde janeiro de 2023 a dezembro de 2024?
- Dos processos e/ou procedimentos concluídos desde janeiro de 2023 a dezembro de 2024, quantos resultaram em punições? Quais punições foram aplicadas?
- Dos processos e/ou procedimentos instaurados e concluídos contra policiais desde janeiro de 2023 a dezembro de 2024, quantos resultaram em afastamento do cargo como adoção de medida? Por quanto tempo?
- Dos processos e/ou procedimentos instaurados e concluídos contra policiais desde janeiro de 2023 a dezembro de 2024 que tiveram como adoção de medida o afastamento, quantos já voltaram às ruas?
- Qual o procedimento adotado como protocolo para verificação de aptidão de retorno destes policiais as suas atividades?
- Dos processos instaurados e concluídos contra policiais desde janeiro de 2023 a dezembro de 2024, quantos resultaram em exoneração/expulsão da corporação?
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados