Ivan Valente pede abertura de inquérito sobre vazamento de informações a Bolsonaro de investigação da PF contra o filho

O deputado federal Ivan Valente (PSOL) enviou um requerimento na última terça-feira (18) ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para a instauração de uma investigação para apurar o vazamento de informações sigilosas sobre operações em andamento da Polícia Federal após o ex-ministro Abraham Weintraub assumir em entrevista que Jair Bolsonaro sabia previamente da Operação […]

20 jan 2022, 09:32 Tempo de leitura: 1 minuto, 36 segundos
Ivan Valente pede abertura de inquérito sobre vazamento de informações a Bolsonaro de investigação da PF contra o filho

O deputado federal Ivan Valente (PSOL) enviou um requerimento na última terça-feira (18) ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para a instauração de uma investigação para apurar o vazamento de informações sigilosas sobre operações em andamento da Polícia Federal após o ex-ministro Abraham Weintraub assumir em entrevista que Jair Bolsonaro sabia previamente da Operação Furna da Onça, que tinha como um dos alvos seu filho e senador da República Flávio Bolsonaro.

Segundo o ex-ministro, em novembro de 2018, no governo de transição, o então presidente eleito realizou uma reunião para alertar alguns de seus futuros ministros sobre o caso. “está para aparecer uma acusação, está pegando esse cara aqui’. Apontou para o Flávio”, afirmou Weintraub.ao podcast Inteligência Ltda.

O relato condiz com a denúncia feita pelo empresário Paulo Marinho, que afirmou em 2020 que um delegado da Polícia Federal “simpatizante ao presidente” avisou sobre a referida operação contra o filho do Presidente e segurou sua deflagração para depois do segundo turno das eleições de 2018.

“As declarações do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub e do empresário Paulo Marinho evidenciam grave indício de vazamento de informações sigilosas sobre operação em andamento no Departamento de Polícia Federal, o que fere gravemente a legislação e o próprio Estado Democrático de Direito, tendo em vista o uso político dado às referidas informações”, diz trecho da ação.

“É imprescindível que o Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, no uso de suas competências legais, imperiosamente, solicite ao Departamento de Polícia Federal a instauração de inquérito e de procedimento disciplinar para apurar a responsabilidade pelos vazamentos anunciados na entrevista mencionada”, conclui Ivan Valente no requerimento.

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados