Ivan Valente lança campanha para pressionar big techs a participarem de debate na Câmara

Audiência foi adiada por falta de comparecimento das plataformas. “Para fazer lobby, se reúnem em sala fechada, para um debate público, fogem”

15 jun 2023, 14:32 Tempo de leitura: 1 minuto, 28 segundos
Ivan Valente lança campanha para pressionar big techs a participarem de debate na Câmara

O mandato do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) lançará nessa sexta, 16 de junho, uma petição com o intuito de colher assinaturas para pressionar as big techs a comparecerem em audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor no dia 12 de julho.

As empresas, responsáveis pelas maiores plataformas de comunicação, já tinham sido convidadas e não compareceram na primeira data marcada, que seria em 14 de junho. O Telegram, o Google e o Twitter não responderam ao convite da Comissão; a Meta, que trata do Instagram e Facebook, recusou e Spotify impôs condições para participar. O objetivo da audiência é esclarecer o papel dessas plataformas na campanha de desinformação contra o PL das Fake News.

O deputado Ivan Valente aponta que houve “abuso no uso de poder econômico e desinformação para influenciar a opinião pública e os parlamentares contra o referido projeto”.

A bancada do PSOL entende que é preciso regulamentação contra o impulsionamento pago de mentiras pela internet e que empresas estrangeiras não podem vir ao Brasil, obter lucro e ignorarem as leis.

“Vamos dar mais uma chance ou tentar que a Câmara tome alguma medida ou o Judiciário. A depender da nova resposta, vamos ver as medidas institucionais possíveis”, afirmou Ivan Valente.

“Para fazer lobby, se reúnem em sala fechada. Agora, para serem questionados publicamente, em audiência, numa comissão, debatendo com pessoas que pensam o contrário, fogem. A surpresa deles é que foram chamados para responder sobre o que eles fizeram, e por isso que estão fugindo”, completou.

Ajude a pressionar – As big techs têm q se explicar

Acesse: https://encampa.com.br/as-big-techs-tem-que-se-explicar/

Foto: Pablo Valadares / CD