Ivan Valente fala sobre os 60 anos do golpe militar para alunos de institutos federais de SP

Deputado contou sua trajetória no enfrentamento aos 21 anos da ditadura e fez um paralelo com a tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023

4 abr 2024, 18:45 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundos
Ivan Valente fala sobre os 60 anos do golpe militar para alunos de institutos federais de SP

Essa semana, o deputado Ivan Valente (PSOL – SP) esteve nos Institutos Federais de Campinas e Hortolândia, interior de São Paulo, convidado a dar uma aula sobre os 60 anos do golpe militar de 1964 aos alunos das unidades.

Na oportunidade, Ivan falou de sua trajetória no enfrentamento aos 21 anos de ditadura e fez um paralelo entre aquele período e a tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023.

“Foram 21 anos que retardaram nosso processo democrático, que atrasaram nosso desenvolvimento e que nos impediram de reduzir as enormes desigualdades sociais. A ditadura matou, torturou, e deixou um saldo terrível de mortos e desaparecidos. Ainda há famílias que aguardam os corpos de seus entes queridos”, enfatizou Valente.

“É importante o resgate histórico do período e principalmente, não esquecermos para que jamais se repita. Também devemos seguir exigindo que os torturadores sejam julgados e punidos, como outros países fizeram. Não queremos revanche, apenas justiça! Lembrar os 60 anos da ditadura militar não é motivo para celebrar, como querem os conservadores, nem tampouco para qualquer provocação. É preservar a memória, é lutar para que nunca mais tenhamos que viver debaixo de um regime de opressão, em nome da liberdade do povo brasileiro!”, ressalta o deputado.

FOTO: Mario Agra / Câmara dos Deputados