Ivan Valente entrega ao ministro Lewandowski relatório do TCU feito a partir de auditoria provocada por seu mandato

Resultado da investigação sobre o descontrole da distribuição de licenças de armas pelo Exército brasileiro revela dados aterradores

21 mar 2024, 18:29 Tempo de leitura: 1 minuto, 7 segundos
Ivan Valente entrega ao ministro Lewandowski relatório do TCU feito a partir de auditoria provocada por seu mandato

Toda a bancada federal do PSOL na Câmara esteve no Ministério da Justiça no último dia 20 de março para conversar com o ministro Ricardo Lewandowski sobre o andamento das investigações do assassinato da vereadora do PSOL, Marielle Franco (RJ), e o motorista Anderson Gomes.
O deputado federal Ivan Valente (SP) aproveitou a oportunidade para entregar ao ministro uma cópia do relatório preliminar do Tribunal de Contas da União (TCU), resultado da auditoria provocada por seu mandato, sobre o descontrole da distribuição de licenças de armas pelo Exército brasileiro e que revela dados aterradores.
Descobriu-se que o Exército Brasileiro concedeu 5.235 licenças a CACs (Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores) que ou já são condenados ou são investigados pela Justiça brasileira por vários tipos de crimes, dentre os quais homicídios e tráfico de drogas – muitas destas pessoas com mandados de prisão em aberto.
O TCU também descobriu que, no período de 2019 a 2022, ocorreu um “apagão” de dados no cadastro do arsenal das forças de segurança brasileiras, inclusive das Forças Armadas, em seu sistema de controle. Mais de 35 mil armas saíram do arsenal do Exército brasileiro sem qualquer registro de destinação.

Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados