Ivan Valente e parlamentares dos países amazônicos debatem oposição à exploração de petróleo na Amazônia
Encontros entre os congressistas resultarão em documento para a COP 30
10 maio 2024, 13:32 Tempo de leitura: 1 minuto, 6 segundosO deputado Ivan Valente (SP) e a deputada Célia Xakriabá (MG) participaram de uma reunião na sexta-feira, 3 de maio, para debater, junto com parlamentares da Colômbia, do Equador, da Bolívia, do Peru e do Canadá, formas de se opor à exploração de petróleo na região amazônica.
Os parlamentares do PSOL fazem parte da seção latino-americana da rede mundial Parliamentarians for a Fossil-Fuel Free Future (Parlamentares por um Futuro Livre de Combustíveis). São mais de 850 congressistas de mais de 90 países.
“Em acordo com todas as conferências sobre o clima já realizadas pela ONU, para manter o aumento da temperatura do planeta em menos de 1,5⁰ C, NÃO deve haver novas explorações de petróleo, gás ou carvão”, afirmam os parlamentares, em relatório pós-reunião, rechaçando veementemente a exploração de petróleo na região amazônica.
O evento foi organizado pelo Instituto Futuro, que tem o ex-presidente do PSOL, Juliano Medeiros como presidente do Conselho, junto com o Instituto Arayara.
Haverá outras reuniões como essa até a COP 30, que acontecerá em Belém (PA) no ano que vem, onde a rede de parlamentares pretende apresentar um documento com as conclusões desse processo de debates.
Foto: Zeca Ribeiro /Câmara dos Deputados