Ivan Valente destaca a importância do plebiscito contra privatizações em São Paulo

“É uma oportunidade não só de mostrar que a população rejeita as privatizações, mas também de dialogar e conscientizar as pessoas sobre os perigos dessa agenda liberal”

21 set 2023, 18:28 Tempo de leitura: 0 minutos, 59 segundos
Ivan Valente destaca a importância do plebiscito contra privatizações em São Paulo

Sindicatos, entidades dos movimento sociais e partidos políticos lançaram no dia 5 de setembro na quadra do Sindicato dos Bancários, em SP, um plebiscito popular que pretende reunir ao menos um milhão de votos contra as propostas do governo Tarcísio de privatizar a Sabesp, as linhas do Metrô e da CPTM.

“O plebiscito é uma oportunidade de dialogar com a população e impedir que o governador bolsonarista Tarcísio e sua base ultraconservadora aprovem a toque de caixa a venda da Sabesp e a privatização do transporte público”, ressalta Ivan Valente.

A Sabesp é uma empresa de capital aberto com maioria acionária do governo de SP, que atende mais de 28 milhões de pessoas em 375 municípios, com serviço de ótima qualidade e com lucro de 3,12 bilhões em 2022, 35.4% maior que no ano anterior, segundo o site da empresa.

“É um crime falar em privatizar uma empresa assim”, disse o deputado.

A privatização das linhas 8 e 9 da CPTM trouxe ao caos para os usuários, com falhas em média a cada 3 dias e meio, deixando evidente que vender as empresas públicas de transporte não é a melhor solução.