Ivan Valente cobra explicações das big techs sobre manipulação de informações contra o PL das fake news

Requerimento de informação do deputado foi aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor. “É abuso de poder econômico”, ressalta Ivan

11 maio 2023, 11:29 Tempo de leitura: 1 minuto, 26 segundos
Ivan Valente cobra explicações das big techs sobre manipulação de informações contra o PL das fake news


A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara aprovou requerimento do deputado Ivan Valente (SP) para que as plataformas digitais, as big techs, expliquem a manipulação de informações em campanha contra o Projeto de Lei 2630/2020, o PL das fake news.

“Aprovamos requerimento para que representantes de Meta, Telegram, Twitter, Spotify, Google e autoridades compareçam à Câmara para explicações sobre o abuso de poder econômico nas campanhas contra o PL das fake news. As big techs têm muito o que explicar!”, destaca Ivan Valente.

Requerimento de igual teor foi aprovado na Comissão de Comunicação, com autoria das deputadas Luiza Erundina (SP) e Carol Dartora (PT/PR).

Desde a semana passada, as plataformas digitais atuam com forte abuso de poder econômico e desinformação para influenciar a opinião pública e parlamentares contra o PL que visa responsabilizar e combater a violência e as notícias falsas nas redes e proteger crianças de conteúdos perigosos.

O estudo do Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais (NetLab) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, intitulado “A Guerra das Plataformas contra o PL 2630”, comprovou a atuação das big techs durante o mês de abril e a intensificação no último fim de semana do mês. Segundo a pesquisa, “as plataformas estão usando todos os recursos possíveis para impedir a aprovação do PL 2630 porque o que está em jogo são os bilhões arrecadados com publicidade digital que atualmente não possuem nenhuma regra, restrição ou obrigação de transparência, deixando anunciantes e consumidores vulneráveis aos seus interesses econômicos”.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado