Ivan Valente aprova convocação da Braskem na Comissão de Meio Ambiente da Câmara

Audiência pública acontecerá no dia 20 de dezembro em parceria com o mandato da deputada Prof. Luciene Cavalcante e discutirá impactos socioambientais em Maceió (AL)

7 dez 2023, 17:50 Tempo de leitura: 1 minuto, 33 segundos
Ivan Valente aprova convocação da Braskem na Comissão de Meio Ambiente da Câmara

Por iniciativa do deputado Ivan Valente (SP), em parceria com a deputada Luciene Cavalcante (SP), a Comissão de Meio Ambiente vai debater os impactos socioambientais no município de Maceió (AL), em decorrência das atividades de mineração praticadas pela empresa Braskem. A audiência pública acontecerá no dia 20 de dezembro e contará com representantes da Braskem, Ibama, Agência Nacional de Mineração, Ministério Público Federal, governo de Maceió, além do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem, entre outros.

A partir da exploração irresponsável do sal-gema na região de Maceió, a Braskem provocou o afundamento de cinco bairros. Como consequência, cerca de 60 mil pessoas foram forçadas a deixarem suas casas e 4.500 empreendedores com comércio de pequeno e médio portes nos bairros afetados tiveram seus estabelecimentos fechados, além de terem sido os serviços públicos de saúde e educação.

Recentemente, novos tremores foram sentidos na região em uma área que vem causando preocupação há pelo menos cinco anos. Na semana passada, a Defesa Civil afirmou que “o desastre está em evolução”. Segundo o órgão, a região passa por um risco iminente de colapso.

Desde 2018, a população da capital vem vivendo um momento de terror. Especialistas indicam que está acontecendo uma expansão de cavernas de sal formadas quilômetros abaixo da terra, tudo efeito da atividade da Braskem na região.

“Essa audiência é fundamental para que a empresa se posicione e se explique, é o maior crime ambiental em solo urbano do mundo. O que acontece em Maceió é mais um resultado trágico da sórdida política de exploração dos recursos naturais a qualquer custo. Mais do que nunca afirmamos: ecossocialismo ou barbárie!”, enfatiza o deputado Ivan Valente.

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados