Ivan Valente apresenta requerimento de informação sobre arsenal de armas e pólvora em residência de militar reformado

Para o deputado, impressiona a quantidade exagerada de armas e munição em poder de coronel

1 mar 2024, 12:11 Tempo de leitura: 1 minuto, 27 segundos
Ivan Valente apresenta requerimento de informação sobre arsenal de armas e pólvora em residência de militar reformado

O deputado federal Ivan Valente (SP) apresentou um requerimento de informação ao Ministério da Defesa acerca do arsenal de armas e pólvora encontrado na residência do coronel reformado Virgílio Parra Dias, em Campinas, na sexta-feira, 24/02, como amplamente divulgado pela imprensa.

Além do enorme arsenal encontrado (111 armas de fogo, entre rifles, fuzis e espingardas, mais de 3 mil munições e 25 Kg de pólvora, segundo a Polícia Civil, além de duas granadas), houve uma explosão seguida de incêndio que causou ferimentos moderados e leves em 44 pessoas, também residentes no edifício. O coronel, que se evadiu do local logo depois da explosão, foi encontrado alguns dias depois, ferido em uma praça da cidade, depois de uma tentativa de suicídio.

Para Ivan Valente, apesar do coronel reformado ter registro de Caçador, Atirador e Colecionador de Armas (CAC), “impressiona a quantidade exagerada de armas e munição em seu poder e urge que o poder público investigue a fundo a questão e preste alguns esclarecimentos à população”.

Entre os questionamentos, o deputado quer saber: o Comando Militar do Sudeste sabia da existência desse arsenal em posse do coronel Virgílio Parra Dias? Qual o limite estabelecido pelo Exército Brasileiro para a quantidade de armas e munições sob posse de um CAC? Um CAC pode ter granadas armazenadas em sua residência? O Exército instaurou algum processo para investigar os motivos do coronel reformado possuir em um prédio residencial um arsenal de guerra, capaz de provocar a perda de centenas de vidas humanas? Essas e outras questões têm que ser imediatamente respondidas pelo Ministério da Defesa.

Foto: Zeca Ribeiro / CD