Ivan Valente apresenta projeto que proíbe exploração de petróleo na Amazônia
Ampliar a fronteira do petróleo é um retrocesso! A defesa da Amazônia é um imperativo ético, ambiental e civilizatório
2 jun 2025, 13:12 Tempo de leitura: 0 minutos, 58 segundos
O deputado Ivan Valente (SP) protocolou Projeto de Lei que proíbe a exploração de petróleo na Amazônia e obriga a recuperação ambiental nas áreas impactadas. A intenção é reafirmar os compromissos climáticos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris.
“Ampliar a fronteira do petróleo é um retrocesso! A defesa da Amazônia é um imperativo ético, ambiental e civilizatório” , afirma o parlamentar.
O PL 1725/2025 visa garantir o cumprimento de metas climáticas nacionais e a preservação de espaços territoriais especialmente protegidos. A proposta veda a oferta de novos blocos de exploração e petróleo e gás na Amazônia e obrigar empresas que hoje exploram esses recursos na região a realizarem um processo de recuperação ambiental e social causada pela exploração e produção. O projeto também institui um Plano de Transição, em direção à economia sustentável e às energias renováveis.
Ivan Valente é um histórico defensor das causas socioambientais, e com esse projeto, reafirma seu compromisso com a preservação dos biomas brasileiros. “Preservar os biomas é garantir a vida para as gerações futuras!”
Foto: Vinicius Loures / CD