Ivan Valente apresenta notícia-crime contra deputada que postou foto com arma e referência a Lula

“Isso não tem nada a ver com liberdade de expressão. Isso é apologia ao crime”, afirma o deputado do PSOL. A representação foi protocolada no STF

21 mar 2023, 15:32 Tempo de leitura: 1 minuto, 5 segundos
Ivan Valente apresenta notícia-crime contra deputada que postou foto com arma e referência a Lula

O deputado Ivan Valente (SP) protocolou ontem, 20/03, uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a deputada bolsonarista Júlia Zanatta (PL-SC) por apologia ao crime de homicídio. Numa foto, postada em redes sociais, a parlamentar aparece armada , vestindo uma camiseta com um desenho de uma arma que trazia a frase “come and take it” (“venha e pegue”, traduzido do inglês) ao lado da imagem de uma mão com quatro dedos perfurada de tiros, em lusão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Isso não tem nada a ver com liberdade de expressão, de manifestação ou com direito de voto. Isso é apologia ao crime, é incitação pública ao crime. Isso está contido nos artigos do Código Penal Brasileiro”, ressalta Ivan Valente.

Na publicação, Zanatta cita o nome do presidente e defende investidores do setor de armamentos. Nas redes sociais, Zanatta tem reclamado de ameaças que estaria sofrendo por conta da foto.

“A deputada bolsonarista Julia Zanatta é amiga pessoal do Dudu Bananinha, se encontrou com Bolsonaro no exterior e foi eleita por armamentistas CACs. Aí, com fuzil, veste camiseta da mão de Lula levando três tiros e diz que foi mal compreendida. Entendemos bem e denunciamos ao STF”, afirma Ivan.

Foto: Pablo Valadares / CD