Ivan Valente aciona Ministério Público de São Paulo contra o secretário de segurança do estado, Guilherme Derrite

Além do titular da pasta, o deputado do PSOL pediu investigação também contra dois policiais militares envolvidos no brutal assassinato do estudante de medicina peruano Marco Aurélio Cardenas Acosta, no dia 20 de novembro

28 nov 2024, 16:15 Tempo de leitura: 1 minuto, 0 segundos
Ivan Valente aciona Ministério Público de São Paulo contra o secretário de segurança do estado, Guilherme Derrite

O deputado federal Ivan Valente (SP) entrou com pedido de investigação no Ministério Público de São Paulo contra Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública do estado, além de dois policiais militares envolvidos, pelo brutal assassinato do estudante de medicina peruano Marco Aurélio Cardenas Acosta, morto na frente de um hotel da Vila Mariana, no dia 20 de novembro.

“É revoltante a frequência com que temos mortes pelas mãos descontroladas de autoridades da segurança, O governador Tarcisio de Freitas e seu secretário não podem normalizar o despreparo e a brutalidade de uma polícia que só sabe matar. As denúncias desta gestão já chegaram até mesmo em Haia. Cedo ou tarde terão que responder pela milicianização da PM”, afirmou Valente.

Também foi aprovado requerimento na Comissão de Direitos Humanos para a realização de uma audiência pública para se discutir a alta letalidade da polícia. Especialistas, familiares de vítimas e autoridades debaterão sobre as inúmeras violações de uma polícia que, em vez de proteger o povo, é estimulada a massacrá-lo.

Foto: Mário Agra / Câmara dos Deputados