Indicados do PSOL são finalistas do Prêmio Darcy Ribeiro deste ano

Colégio Pedro II, indicado por Tarcísio Motta e Chico Alencar (PSOL-RJ), Frei David, sugerido por Guilherme Boulos (PSOL-SP), e Edmilson Rodrigues, proposto por Ivan Valente (PSOL-SP), estão entre finalistas

26 jun 2023, 15:42 Tempo de leitura: 4 minutos, 4 segundos
Indicados do PSOL são finalistas do Prêmio Darcy Ribeiro deste ano

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados escolheu na quarta-feira (21) os finalistas do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023. O prêmio é concedido anualmente, pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora, a três pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.


A indicação dos concorrentes é feita por deputados e senadores. Ao todo foram 33 indicados. No dia 9 de agosto a comissão volta a se reunir para eleger os três vencedores desta lista. A Cerimônia de Outorga do Prêmio está marcada para 24 de outubro.

Finalistas de 2023:

  • 10º Batalhão da PM de Apucarana (PR)
  • Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae)
  • Colégio Pedro II
  • David Raimundo dos Santos, o Frei David
  • Edmilson Rodrigues
  • Escola Especial Favo de Mel
  • Governo do Estado de Alagoas
  • Professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo (in memorian)
  • Professora Elisabeth Tenreiro (in memorian)
  • União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME)
  • Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Programa de Extensão Universidade da Maturidade (UMA)

As indicações do PSOL:

  • Frei David tem se destacado como uma das principais figuras do cenário nacional no debate sobre políticas de ações afirmativas para afrodescendentes nas universidades públicas, destacando-se na implantação e solidificação do sistema de cotas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e na liderança em articulações para a formulação de políticas públicas para a temática no Brasil. Sua longa trajetória de mobilização para a efetivação de direitos à população negra e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, vinculados às políticas para defesa e promoção da educação no Brasil, mas não somente a ela, é condição primária para a indicação de Frei David ao referido prêmio, pois dialoga com os ideais de cidadania e educação insistentemente trabalhados por Darcy Ribeiro.
  • Edmilson Rodrigues é professor e atual prefeito de Belém do Pará. Participante ativamente do movimento educacional no Brasil, dedicando-se a defender a educação pública, gratuita, laica, de qualidade e voltada para uma escola transformadora, principalmente para as camadas mais pobres da população brasileira. Através do seu exemplo, Edmilson demonstra que a educação é o caminho para todos que buscam melhores condições de vida em nosso país. Autor de diversos livros nas áreas do urbanismo, da economia, da participação popular e do meio ambiente é, sem dúvidas, um militante da luta popular pelo socialismo.
  • O Colégio Pedro II, ao longo dos seus 185 anos, atingiu resultados de excelência nas avaliações nacionais, nas olimpíadas acadêmicas ou mesmo quando observamos o número de estudantes que consegue ingressar nas melhores universidades do país. A instituição teve entre seus professores, nomes como Manuel Bandeira, Malba Tahan, Sílvio Romero, Capistrano de Abreu, Euclides da Cunha, Pedro Calmon, Gonçalves Dias, Mario Pedrosa, José Oiticica, Aurélio Buarque de Holanda e entre seus alunos, os presidentes da República Rodrigues Alves, Hermes da Fonseca, Washington Luis e Nilo Peçanha, além de figuras como o Barão do Rio Branco, Herbert Moses, Alceu Amoroso Lima, Afonso Arinos de Melo Franco, Mario Lago, Burle Marx, Leci Brandão, Fátima Bernardes, Fernanda Montenegro, Cassia Eller, Luis Fux e Marco Aurélio Mello dentre muitas outras personalidades que, ao longo desses quase 200 anos, ostentaram com orgulho o uniforme do Colégio Pedro II.

Indicado pelo PT, o professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo (in memorian), também teve votos do PSOL. O ex-reitor da UFSC foi afastado, em 2017, da universidade, quando seu nome estampou irresponsavelmente manchetes sobre um esquema de desvio de recursos públicos ainda em investigação. Vítima de injustiça, exposição e linchamento moral, Cancellier adoeceu profundamente de depressão e cometeu suicídio um mês depois.

Ficaram fora da lista dos finalistas a entidade de extrema direita Brasil Paralelo e, também, Olavo de Carvalho, ambos sugeridos por um parlamentar bolsonarista.

Darcy Ribeiro
Antropólogo, escritor e político, Darcy Ribeiro foi um dos principais intelectuais brasileiros, fundador da Universidade de Brasília (UnB). Nascido em Montes Claros (MG), em 1922, formou-se pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946. Como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passou períodos com diversas tribos indígenas.
Foi ministro da Educação (1962-1963) e chefe da Casa Civil da Presidência da República (1963-1964). Como vice-governador do Rio de Janeiro (1983-1987), implantou os Centros Integrados de Ensino Público (CIEP). De 1991 até sua morte, em 1997, foi senador pelo Rio de Janeiro.

[Com informações da Agência Câmara de Notícias]