Indicada pela bancada do PSOL, enfermeira de saúde pública é homenageada

A enfermeira de saúde pública Sônia Barros será homenageada com o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental na Câmara federal. A indicação foi da deputada Talíria Petrone (RJ). Sônia Barros se destacou ao coordenar o Censo Psicossocial dos Hospitais Psiquiátricos do Estado de São Paulo com um recorte racial. […]

5 jul 2022, 10:54 Tempo de leitura: 1 minuto, 24 segundos
Indicada pela bancada do PSOL, enfermeira de saúde pública é homenageada

A enfermeira de saúde pública Sônia Barros será homenageada com o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental na Câmara federal. A indicação foi da deputada Talíria Petrone (RJ).

Sônia Barros se destacou ao coordenar o Censo Psicossocial dos Hospitais Psiquiátricos do Estado de São Paulo com um recorte racial. Foi também gestora de Saúde Mental do governo estadual.

Atualmente, ela coordena o Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental da Associação Brasileira de Enfermagem (DEPSM /ABEn) e o grupo de Pesquisa Enfermagem e Políticas e Práticas de Saúde mental cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) . É também conselheira fiscal da Associação Brasileira de Saúde Mental e Membro da Diretoria do Capitulo Brasileiro da Associação Mundial para a Reabilitação Psicossocial (WAPR, Brasil) e professora Sênior no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).

Graduada em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia, Sônia é mestra em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (1982) e doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo.

A premiação
O Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental é uma forma de reconhecimento e incentivo a pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na política de cuidado sustentada no respeito integral às pessoas que se encontram em sofrimento psíquico e situação de vulnerabilidade.

A solenidade de premiação ocorre no dia 23 de novembro.