Henrique Vieira e Erika Hilton pedem quebra dos sigilos de ex-chefe da PRF de Bolsonaro

Interceptação das ligações e mensagens trocadas por Silvinei Vasques pode apontar se ele agiu sozinho ou não para dificultar trânsito de eleitores

30 jun 2023, 11:23 Tempo de leitura: 1 minuto, 7 segundos
Henrique Vieira e Erika Hilton pedem quebra dos sigilos de ex-chefe da PRF de Bolsonaro

Os deputados pastor Henrique Vieira e Érika Hilton, do PSOL, protocolaram um requerimento para que a CPMI do Golpe avalie quebrar os sigilos telefônico e telemático de Silvinei Vasques, que chefiou a PRF no governo Bolsonaro. Vasques depôs ao colegiado na semana passada e negou ter organizado operações da corporação em estradas para atrapalhar a votação de Lula nas eleições do ano passado.

Os parlamentares, no entanto, afirmam que Vasques “faltou com a verdade, mesmo estando sob juramento”. Indicam que dados do Ministério da Justiça desmentem o depoente, uma vez que mostram a forte atuação da PRF no Nordeste no primeiro e no segundo turno. Vasques, ao comparecer no Congresso, disse que a região teria ficado “em quarto lugar” entre as prioridades.
Vieira e Hilton defendem que a interceptação das ligações e das mensagens trocadas por Vasques no período eleitoral pode ajudar a demonstrar se ele agiu sozinho ou não; a cadeia de comando por trás das decisões dele e se forjou dados apresentados à CPMI, contrariando a versão do Ministério da Justiça.


Para que os sigilos sejam quebrados, a CPMI precisa aprovar o requerimento. A próxima reunião está marcada para esta terça, dia 4 de julho às 9h e receberá o depoente Mauro Cid