Henrique Vieira cobra posicionamento da CBF contra racismo no futebol

Deputado exigiu posicionamento firme da entidade diante de declarações racistas do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez

21 mar 2025, 16:21 Tempo de leitura: 1 minuto, 37 segundos
Henrique Vieira cobra posicionamento da CBF contra racismo no futebol

Deputado exigiu posicionamento firme da entidade diante de declarações racistas do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

O deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) enviou um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta terça-feira (18), cobrando medidas contra a fala racista e xenofóbica do presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Domínguez. No último dia 17, Domínguez comparou a ausência de clubes brasileiros na Copa Libertadores da América à  metáfora de “Tarzan sem a Chita”.

A fala ocorre em um contexto de sucessivos casos de racismo no futebol sul-americano, como o ataque sofrido pelo jogador Luighi, do Palmeiras, que foi alvo de insultos, gestos ofensivos e até cusparadas por parte dos torcedores do Cerro Porteño, durante a Libertadores sub-20. O clube paraguaio recebeu uma multa branda da Conmebol, demonstrando mais uma vez a conivência da entidade com a discriminação racial no esporte.

Para Henrique Vieira, o futebol deve ser um instrumento de inclusão e combate ao preconceito e não um espaço para a perpetuação do racismo. “Se não há uma postura firme das instituições que regulam o futebol, a mensagem transmitida é de tolerância e até incentivo a essas práticas. O Brasil, maior campeão da Libertadores, tem o dever de se posicionar contra o racismo e exigir providências concretas da Conmebol”, afirma o parlamentar.

A pauta sempre foi uma das prioridades do mandato de Vieira. Vale lembrar que o deputado é autor do Projeto de Lei nº 2908/2023, que estabelece a obrigatoriedade de veiculação de vídeos ou mensagens sonoras com conteúdo antirracista em estádios, arenas e ginásios brasileiros. O objetivo é promover a conscientização e o combate ao racismo no ambiente esportivo, garantindo que essas mensagens sejam transmitidas para conscientizar o público e alertar sobre as consequências legais da discriminação.

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados