Guilherme Boulos será o primeiro líder da Federação PSOL / Rede em 2023

O deputado paulista sucederá a colega Sâmia Bomfim a partir desta quarta-feira 01.02

31 jan 2023, 09:20 Tempo de leitura: 1 minuto, 34 segundos
Guilherme Boulos será o primeiro líder da Federação PSOL / Rede em 2023

Amanhã (1º.02), a Câmara dos Deputados inicia sua 57ª legislatura, com posse dos deputades eleites e eleição do presidente da Casa para o próximo biênio. O PSOL na Câmara retorna ainda mais forte, integrando a Federação PSOL/Rede, que conta com 14 parlamentares. A nova bancada já nasce histórica, com representantes trans e negres, e uma bancada indígena, como nenhuma outra liderança atualmente apresenta. O líder da Federação para o primeiro período de 2023 será o deputado Guilherme Boulos (PSOL/SP), que foi o mais votado entre os candidatos de esquerda para a Câmara, em São Paulo, e sucederá a deputada Sâmia Bomfim a partir desta quarta-feira.

“Fico honrado com a indicação para ser líder de uma bancada tão aguerrida e combativa. Trabalharemos unidos e em conjunto para ajudar o presidente Lula a reconstruir o Brasil, mas sem abrir mão da nossa autonomia. Mais do que isso, faremos o enfrentamento permanente ao bolsonarismo, e vamos trabalhar com muita firmeza para fazer o contrapeso às pressões do Centrão e puxar a agenda do país e do Congresso para a esquerda”, afirma Boulos.

Além de Boulos, compõem a Federação PSOL / Rede Sâmia Bomfim (PSOL/SP), Talíria Petrone (PSOL/RJ), Glauber Braga (PSOL/RJ), Chico Alencar (PSOL/RJ), Luiza Erundina (PSOL/SP), Tarcísio Motta (PSOL/RJ), Henrique Vieira (PSOL/RJ), Fernanda Melchionna (PSOL/RS), Célia Xakriabá (PSOL/MG), Sonia Guajajara (PSOL/SP) e Erika Hilton (PSOL/SP). Pela Rede, Marina Silva (SP) e Túlio Gadêlha (PE). Como Marina Silva vai se licenciar após a posse para aceitar o cargo de ministra do Meio Ambiente e Sonia Guajajara para o cargo de ministra dos Povos Originários, serão substituídas por Luciene Cavalcante (PSOL/SP) e Ivan Valente (PSOL/SP).