Guilherme Boulos aciona MPF e PF contra membros do governo Bolsonaro por impedirem construção de moradias populares

Casas deveriam ter sido erguidas no litoral norte de São Paulo. Quantas vidas poderiam ter sido salvas?

1 mar 2023, 14:56 Tempo de leitura: 1 minuto, 7 segundos
Guilherme Boulos aciona MPF e PF contra membros do governo Bolsonaro por impedirem construção de moradias populares

O deputado Guilherme Boulos (SP), líder da bancada do PSOL na Câmara, protocolou no Ministério Público Federal e na Polícia Federal pedido de abertura de inquérito contra Fábio Wajngarten e Pedro Guimarães, respectivamente, ex-chefe da Secretaria de Comunicação e ex-presidente da Caixa Econômica Federal do governo de Jair Bolsonaro.

Boulos solicita que ambos sejam investigados por participação em ação que pode ter levado à obstrução da construção de moradias populares no litoral norte de São Paulo, incluindo São Sebastião e Maresias. A acusação é de crime de advocacia administrativa – uso do serviço público para defender interesses particulares.

Wajngarten é proprietário de uma casa em Maresias e articulou para impedir a construção das moradias. Em vídeo, ele disse aos outros moradores que estava à disposição: “usem a minha posição lá, utilizem meus contatos”. Dias depois a Caixa, presidida por Pedro Guimarães, negou financiamento para o conjunto habitacional da Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida, destinado para população de baixa renda.

“Quantas vidas teriam sido salvas se as pessoas tivessem saído das áreas de risco para uma moradia segura?”, escreveu no twitter Guilherme Boulos, referindo-se à tragédia em São Sebastião, que matou 65 pessoas.

Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados