Glauber Braga tem atuado na defesa dos praças das Forças Armadas

Na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, deputado defende audiência pública entre representantes dos praças e do Ministério da Defesa

20 abr 2023, 13:45 Tempo de leitura: 1 minuto, 37 segundos
Glauber Braga tem atuado na defesa dos praças das Forças Armadas

O mandato do deputado federal Glauber Braga (RJ) tem sido um aliado na luta pelos direitos dos Praças das Forças Armadas desde 2018.

Essa semana, ele e deputada Fernanda Melchionna (RS) apresentaram um requerimento na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional para que uma audiência pública entre representantes dos praças e do ministro da Defesa seja realizada.

Não é novidade para ninguém que Bolsonaro deixou os praças das Forças Armadas pelo caminho com a Lei 13.954. Ele só beneficiou os oficiais.

O mandato do Glauber tem trabalhado para reverter essas distorções. Já foram realizadas dezenas de reuniões no gabinete do Deputado, junto com representantes da categoria para que uma linha de trabalho seja feita.

Uma das reedificações da categoria está na reestruturação das carreiras. Bolsonaro implementou mudanças salariais e no alcance do sistema de saúde, prejudicando com isso principalmente as patentes mais baixas e viúvas de militares de graduações como cabos, sargentos e soldados, conhecidas como pensionistas.

Os militares de patentes mais baixas, ainda relatam que no governo de Bolsonaro,  foi a verdadeira caça às bruxas empreendida contra eles que de alguma forma se posicionaram publicamente contra essas situações.

Segundo eles, muitos foram indiciados em processos administrativos e alguns foram punidos até com detenção.

É recorrente o deputado Glauber ter  grandes embates com oficiais das Forças Armadas, na Câmara dos Deputados, que não querem perder os privilégios e também não aceitam que os de patente mais baixas tenham seus direitos trabalhistas garantidos.

“O presidente da comissão de relações exteriores e defesa nacional está se negando a pautar um requerimento de audiência pública. Isso é absurdo! Queremos discutir os ataques do governo bolsonaro a Praças das Forças Armadas e corrigir as distorções da lei 13.954. Não vamos desistir!”, frisou Glauber.

Foto: Pablo Valadares / CD