Glauber Braga inicia caravana nacional em defesa do mandato popular e contra a perseguição política

Nas próximas semanas, o deputado do PSOL/RJ vai percorrer os 26 Estados do país, além do Distrito Federal

7 maio 2025, 15:35 Tempo de leitura: 2 minutos, 6 segundos
Glauber Braga inicia caravana nacional em defesa do mandato popular e contra a perseguição política

Alvo de um processo absurdo de cassação na Câmara dos Deputados, o deputado federal Glauber Braga (RJ) inicia nesta semana uma caravana nacional contra a perseguição política e em defesa do mandato.
A primeira parada será na quinta-feira, 8 de maio, às 18h, na Arena Fafich, que fica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nas próximas semanas, Glauber vai percorrer os 26 Estados do país, além do Distrito Federal.
Na última semana, Glauber Braga teve seu recurso rejeitado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A previsão é de que a tentativa de sua cassação seja votada no início de julho no plenário da Câmara dos Deputados.
Glauber Braga é um dos mais ativos deputados em atuação no Congresso Nacional. Em reação ao pedido de cassação, aprovado pelo Conselho de Ética da Câmara após uma ampla batalha na divulgação das irregularidades que envolvem o desvio de emendas parlamentares pelo Orçamento Secreto, ele chegou a ficar por mais de 8 dias em greve de fome.
Durante o período, o deputado ficou no Plenário 5 da Câmara, onde recebeu centenas de apoiadores, entre militantes, parlamentares e ministros de Estado. Glauber recebeu também amplo apoio da classe artística brasileira, como os atores Wagner Moura, Laila Garin e Marco Nanini. Foram mais de 200 horas em greve de fome.
“Sigo forte na luta. Vamos lutar até o fim. Vamos percorrer o Brasil e fortalecer a luta em defesa do nosso mandato popular. Essa perseguição não pode continuar!”, afirmou o deputado.

🚩 Dia 8: quinta-feira
Estado: MINAS GERAIS – Belo Horizonte (referência Consola)
Horário: 16h visita ao prédio do antigo Dops, que hoje é o memorial dos Direitos Humanos e está ocupado por movimento social.
17h – entrevista coletiva organizada pelo mandato da Deputada Célia Xakriabá, na Embaixada do Cocar.
18h – Ato na UFMG
Atividade: Organizada pela Deputada Célia Xakriabá
Local: Belo Horizonte
OBS: possibilidade de encontro com estudantes na Universidade de São João Del Rei.

🚩 Dia 9: sexta-feira
Estado: ESPÍRITO SANTO – Vitória (referência ANE HALAMA – Pres. do PSOL ES)
Horário: 16h Coletiva de Imprensa na Assembleia Legislativa
17h Ato em frente à UFES
Atividade: encontro público com presença de parlamentares, centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais e partidos.
Local: UFES

🚩 Dia 10: sábado
Estado: SÃO PAULO – São Paulo

🚩 Dia 12: segunda-feira
Estado: SÃO PAULO – São Paulo

🚩 Dia 13: terça-feira
Estado: PARANÁ – Curitiba