Glauber Braga encerra greve de fome de mais de 200 horas após acordo com presidente da Câmara

O relatório pela cassação não será analisado neste primeiro semestre

22 abr 2025, 12:23 Tempo de leitura: 1 minuto, 30 segundos
Glauber Braga encerra greve de fome de mais de 200 horas após acordo com presidente da Câmara

Depois de 8 dias em greve de fome, na quinta-feira 17/4, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) acatou a decisão da plenária popular com seus apoiadores e encerrou a greve de fome. O parlamentar estava sem se alimentar há mais de 200 horas, em protesto contra o processo de cassação golpista aprovado pelo Conselho de Ética da Câmara.

O acordo foi firmado com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos- PB). A costura foi feita pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).

Pelo acordo, o caso de Glauber não será analisado neste primeiro semestre.

Sâmia abriu a plenária, realizada no Plenário 5 da Casa, onde Glauber ficou durante 8 dias acampado sem sem alimentar. Durante esse período, o deputado perdeu mais de cinco quilos, ingeriu apenas água, soro e isotônico.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, chegou a Brasília direto para a plenária, que reuniu cerca de 30 pessoas.

Por recomendações médicas, Glauber terá todo um protocolo para transição da greve de fome para a alimentação normal.

Emocionados, Glauber e Sâmia agradeceram o apoio de todos os apoiadores durante esses dias de mobilização e a toda bancada do PSOL e seus servidores.

“Vou anunciar a suspensão da greve de fome, mas quero fazer agradecimentos e depois falar da política: onde estamos, quais são as próximas etapas e para onde nós vamos”, afirmou Glauber.

Foi realizada uma coletiva de imprensa, na saída do Anexo III, da Câmara dos Deputados, por volta das 17h30. De lá, Glauber seguiu direto para um hospital, onde recebeu hidratação, fez exames e iniciou o processo alimentar. A entrevista está disponível no Instagram do Glauber Braga.

Foto: Fernanda Chaves