Frente Parlamentar Mista pelo Combate às Desigualdades é criada no Congresso Nacional

Grupo é uma iniciativa de Guilherme Boulos: “É um passo muito importante na luta por um Brasil menos desigual!”

30 ago 2023, 15:16 Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundos
Frente Parlamentar Mista pelo Combate às Desigualdades é criada no Congresso Nacional

Por iniciativa do deputado Guilherme Boulos (SP), líder da Federação PSOL/Rede, foi lançada nesta quarta-feira, 30/08, a Frente Parlamentar Mista pelo Combate às Desigualdades do Congresso Nacional.

“É um passo muito importante na luta por um Brasil menos desigual! Queremos trazer o tema para o centro da pauta do Legislativo para esta e legislaturas futuras”, afirma Boulos, que vai coordenar o grupo, que já conta com mais de 200 parlamentares de diferentes partidos.

No ato de lançamento da Frente foi apresentado o primeiro relatório do Observatório Brasileiro das Desigualdades, um diagnóstico do quadro atual de desigualdades no Brasil e uma pesquisa do Instituto em pesquisa e Consultoria Estratégica (IPEC) sobre percepções dos brasileiros sobre as iniquidades. As iniciativas fazem parte do Pacto Nacional pelo Combate às Desigualdades.

“Temos que reconhecer que é vergonhoso para o país que é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo ter 33 milhões de pessoas passando fome; temos que reconhecer que a concentração de renda, terra e patrimônio é para poucos e milhões não tem um teto pra morar”, disse Boulos. “O diagnóstico é o ponto de partida para transformar em iniciativas políticas e mudar essa situação”.

A deputada Talíria Petrone destacou a importância do Pacto Nacional. “Não há nada mais importante do que um verdadeiro pacto com diferentes atores, do Estado e da sociedade civil, para mudar esse cenário de desigualdade, que tem a mulher negra na base da pirâmide”.

Para a deputada Erika Hilton, esse será o espaço de elaboração, organização e enfrentamento contra violência. “É um tema central pra reconstrução do Brasil, para nós, todos, todas e todes que são constantemente atingidos pela desigualdade e preconceito de diferentes formas”.

Além de representantes de entidades e organizações, também compareceram a deputada Célia Xakriabá e os deputados Pastor Henrique Vieira e Tarcísio Motta, entre outros parlamentares.