Fernanda Melchionna vai à PGR contra Ricardo Salles por incitação a golpe de Estado
Após a tentativa fracassada na Bolívia, deputado publicou texto estimulando extremistas do Brasil
27 jun 2024, 17:29 Tempo de leitura: 1 minuto, 11 segundosA deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) representou na Procuradoria-Geral da República, nesta quinta-feira (27/06), contra o também deputado federal Ricardo Salles (PL), pedindo que ele seja investigado e, se proceder, processado criminalmente por incitação ao crime, incitação pública das Forças Armadas e apologia ao crime. Também assinam o documento os deputados federais do PSOL Sâmia Bomfim e Glauber Braga.
No último dia 26/06, após a tentativa fracassada de golpe militar na Bolívia, Ricardo Salles publicou em uma rede social o seguinte texto: “En Bolívia las melancias tienen cojones…”. De acordo com os parlamentares do PSOL, a mensagem de Ricardo Salles, endereçada a extremistas, é explícita e direta no sentido de que um golpe de Estado deveria ocorrer no Brasil.
Os parlamentares pedem à PGR que a representação seja avaliada em caráter de urgência e que, além de processado criminalmente, Ricardo Salles seja afastado do cargo de deputado federal e tenha a publicação apagada.
“Este sujeito está fazendo questão de aumentar a sua ficha corrida. Incitar golpe é crime, e a publicação de Ricardo Salles é claramente uma provocação às Forças Armadas brasileiras. O Congresso não pode seguir tapando o sol com a peneira e ignorando parlamentares que abertamente ameaçam as liberdades democráticas”, afirma Fernanda Melchionna.
A representação também foi protocolada na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.