Fernanda Melchionna realiza primeira reunião da Comissão Externa para acompanhar os casos de feminicídios no RS

Mais de 20 movimentos de mulheres participaram do encontro, que ocorreu nesta segunda-feira (16), na Defensoria Pública do RS

17 jun 2025, 20:07 Tempo de leitura: 1 minuto, 39 segundos
Fernanda Melchionna realiza primeira reunião da Comissão Externa para acompanhar os casos de feminicídios no RS

A primeira reunião da Comissão Externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os casos de feminicídio no Rio Grande do Sul foi realizada nesta segunda-feira (16), na Defensoria Pública do Estado. Mais de 20 movimentos de mulheres participaram do encontro, que marcou o início dos trabalhos de escuta e formulação de propostas para o enfrentamento deste crime. A Comissão é coordenada pela deputada federal Fernanda Melchionna (RS).

Durante o encontro, os movimentos sociais apresentaram suas demandas e preocupações em relação ao aumento dos casos de feminicídio no estado. A partir dos relatos e sugestões, foram discutidas propostas concretas para o enfrentamento da violência, como: ampliação e uso sistemático de tornozeleiras eletrônicas para agressores; ampliação de patrulhas Maria da Penha (PLPs) nas cinco regiões do estado; implementação de ações educativas e preventivas nas escolas; escuta e valorização das lideranças comunitárias nos territórios, entre outras medidas.

Um dado alarmante também foi destacado: em cerca de 70% dos municípios gaúchos não há sequer um equipamento público especializado no atendimento às mulheres vítimas de violência. Isso significa que a maioria das cidades do estado não oferece serviços como delegacias especializadas, centros de referência ou casas de acolhimento, deixando as mulheres completamente desamparadas.

Uma nova reunião da Comissão está marcada para a próxima terça-feira, 24 de junho, com foco na continuidade da escuta ativa, desta vez ouvindo especialistas para a formulação coletiva de estratégias.

“Essa primeira reunião foi fundamental para ouvir os movimentos de mulheres. Juntas, queremos combater essa epidemia de feminicídios. Não estamos falando apenas de estatísticas, mas de vidas que estão sendo roubadas. Iremos cobrar dos governos estadual, federal e municipais ações efetivas para salvar vidas de mulheres”, afirmou a deputada Fernanda Melchionna.

Foto: Gabriel S. Gross – ASCOM DPE/RS